Seja bem-vindo
Macaé,22/06/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Parceria entre Rio das Ostras e Governo Federal visa fortalecer o sistema de saúde municipal

Rio das Ostras avança na Saúde e credencia Hospital Municipal em programa federal para reduzir filas de espera

Prefeitura de Rio das Ostras
Parceria entre Rio das Ostras e Governo Federal visa fortalecer o sistema de saúde municipal

A Prefeitura de Rio das Ostras deu um passo decisivo para ampliar a oferta de serviços especializados à população. Na última quarta-feira, 17, o município oficializou o credenciamento do Hospital Municipal no programa "Agora Tem Especialistas", iniciativa do Governo Federal que viabiliza o repasse de recursos destinados a procedimentos cirúrgicos, consultas e exames de média e alta complexidade. A medida faz parte de uma estratégia contínua da Secretaria Municipal de Saúde para reduzir e, futuramente, zerar as filas de espera por procedimentos médicos.

O anúncio oficial ocorreu durante o Seminário da Baixada Litorânea, realizado em Búzios, que reuniu gestores de diversos municípios, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS RJ) e a diretoria nacional do Ministério da Saúde. O evento serviu como um fórum para debater a regionalização do SUS e reforçar a importância da cooperação intermunicipal. Na ocasião, o secretário de Saúde de Rio das Ostras, Fábio Simões, apresentou os resultados positivos da gestão: em apenas um ano, o município registrou um salto de quase 200% na realização de cirurgias eletivas.

Para a administração municipal, a aproximação com o Governo Federal tem sido o diferencial para esses resultados. Um exemplo prático da eficiência dessa parceria foi a recente passagem da Carreta Oftalmológica pelo município entre maio e junho, que contabilizou 1.300 cirurgias de catarata e mais de 4.600 atendimentos. "O seminário consolida a integração regional e pavimenta o caminho para que mais municípios ampliem sua adesão ao programa, garantindo eficiência e equidade no direito à saúde", afirmou o secretário Fábio Simões.

Com o novo credenciamento, a Prefeitura de Rio das Ostras já trabalha nos próximos passos: a meta é ampliar a rede conveniada, incluindo unidades privadas de saúde no programa federal. A subsecretária de Atenção Especializada, Deiva Motta, ressalta que esse modelo descentralizado é fundamental para regiões como a Baixada Litorânea. Segundo a gestora, a articulação entre recursos federais e a capacidade instalada das redes locais e privadas é o caminho mais seguro para garantir que a população tenha acesso rápido e resolutivo a serviços especializados, fortalecendo, assim, o Sistema Único de Saúde em todo o território macaense e regional.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.